”Desafio. Essa palavra que será usada para definir o trabalho pedagógico. Desde a formulação de programas de grande alcance, passando pela construção do planejamento anual e chegando até a sala de aula, cada passo desse processo exige de todos os envolvidos a disposição para superar obstáculos. A maior tarefa será a de transformar desafio em estímulo.”

O exercício em cada ação levara os alunos a:

1- Respeitar as necessidades coletivas. Enfrentar os desafios que o mundo requer. Pensar a realidade a partir da perspectiva do outro.

2- Promover reflexões, para estimular os alunos à intervenção e incentivá-los a acreditar na ´possibilidade de mudança. O mundo apresenta os desafios, e as pessoas trazem as soluções.

3- compreender a complexidade dos problemas e entender que o encaminhamento de melhorias ou soluções passa por muitas mãos.

Ao discutir sobre desafios da humanidade permitimos que a escola:

1- Consolide o diálogo entre o mundo e a sala de aula;

2- Marque seu posicionamento sobre assuntos da atualidade junto a alunos e suas famílias;

3- divulgue suas inciativas na mídia local ou nas redes sociais;

4- Aprofunde discussões que contribuem para a formação dos alunos;

5- Desenvolva projetos escolares relacionados ao tema;

6- Promova uma contextualização adequada para diversos eventos.